quarta-feira, 13 de julho de 2011

nossa senhora do carmo

Nossa Senhora do Carmo é um título consagrado a Nossa Senhora, também conhecida por Nossa Senhora do Monte Carmelo. Este título apareceu por propósito de relembrar o convento construído em honra à Virgem Maria, nos primeiros séculos do Cristianismo, no Monte Carmelo, na Samaria.
Sua principal característica é carregar consigo o escapulário, que representa estar a serviço do Reino de Deus e traz muitas indulgências, graças e outros benefícios espirituais a quem assume este sinal e esta proposta como seus. A festa a Ela é comemorada em 16 de Julho.


 

A Igreja de Nossa Senhora do Carmo de Luanda,  foi construída no século XVII, por Missionários Carmelitas. A cidade de Luanda teve um grande desenvolvimento durante o século XVII, sendo dessa altura a construção da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, como um anexo do Convento do Carmo.
A igreja é de construção simples, de fachada lisa e com empena triangular, com um plano de nave única e capela-mor funda de estilo quadrangular, onde se encontra um enorme portal ligado a um nicho onde está uma imagem de Nossa Senhora. A Igreja chama a atenção pelo tecto pintado à mão destacando-se o conjunto de azulejos lisboetas do século XVIII cobertos pelas abóbadas de meio canhão do corpo e da cabeceira. Também com uma excepcional pintura barroca, encontramos o retábulo da capela-mor, da mesma época e estilo.
A sacristia foi construída graças ao mecenato do governador Dom João de Lencastre, facto comprovado pela inscrição encontrada numa lápide, onde se lê que ele a mandou fazer à sua custa em 1961. Do lado direito da igreja conventual foi construído o claustro, que liga ao Convento do Carmo.

Sem comentários:

Enviar um comentário